sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O Mistério Por Trás do Quadro "A Criação de Adão"

Em 1508, Michelangelo Buonarrotti aceitou o pedido do papa Júlio II della Rovere para decorar o teto da Capela Sistina, no Vaticano. Depois de 4 anos de árduo trabalho, Michelangelo substituiu a decoração existente, de um céu simples cheio de estrelas, por uma criação com as principais cenas do Gênesis.

"A Criação de Adão" é sem dúvida o afresco mais famoso da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus dá origem ao primeiro homem, Adão. E é neste quadro que se esconde um grande mistério a ser analisado  e com a mente aberta, então se você for um ignorante nem leia este post!




Como profundo conhecedor da anatomia humana e um dos principais artistas renascentistas, Michelangelo seguia os princípios da razão. O cérebro era visto como um órgão especial, principal responsável pelo equilíbrio do homem. Especialistas suspeitam que na sua principal obra, A Criação de Adão, Michelangelo fez um cérebro, de forma muito habilidosa e discreta, ao redor de Deus. Por isso, especula-se que o autor tenha pensado em questionar dogmas religiosos, reforçando a ideia de que a religião não passa de um produto da mente humana.



E mais! No nome do quadro "A Criação de Adão" as pessoas vêem como se fosse o Adão sendo criado, mas se seguíssemos o nome da obra ao pé da letra? Talvez Michelangelo queria sugerir que deus foi a criação de Adão, da mente dele mais precisamente, e não o contrário.

Mas há também outra interpretação preferida pelos criacionistas de que nesta obra Deus estaria passando a inteligência ao homem, representada pelo cérebro no qual ele está sobreposto (sei não hein). Esta, aliás, foi a interpretação escolhida pelo cara que fez este vídeo, mostrando todos os detalhes anatômicos do cérebro na obra, vale a pena ver.

10 comentários:

  1. comparação genial, quem esta criando que?

    ResponderEliminar
  2. Eu entendo que Deus faz um esforço enorme para alcançar o homem, que muitas vezes torna-se apático ao mundo em que vive.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errou! O nome da obra se chama " a criação de ADÃO"

      Eliminar
  3. dizem que levaram 500 anos pra reparar isso eu reparei na primeira vez que vi a imagem,em um caderno de desenho que tinha ate desenhei o
    cérebro,,pra mim ele quis retratar a realidade que deuses só existe dentro da mente humana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é que demoraram pra perceber, o que demorou foi uma pessoa poder anunciar isso sem ir pra fogueira ou jogar a vida na lama. (créditos ao meu amigo pela resposta)

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. A criação de Adão não seria Deus, como forma personificada de um dogma, buscando afasta-la, e sim a personificação da própria consciência.
    Quando Adão come do fruto proibido na Bíblia ele vê Eva nua, e sente-se envergonhado. Então para Michelangelo a criação de Adão foi a consciência e a auto afirmação, porisso a imagem de um cérebro.
    Seria a sua própria consciência lhe tocando, ou o encontro de dois "eus".
    O renacentismo assim como o iluminismo pregava o antropocentrismo como regra é não o teocentrismo,acredito que essa seria a melhor forma de fazé-lo sem confrota-se com as instituições postas.

    ResponderEliminar
  6. O cara não sabe de nada e quer explicar sobre a criação de Adão?... Muito confuso, em apenas 5, minutos de vídeo. Se ele estava querendo mostrar só as semelhanças da obra com o cérebro humano até que conseguiu. No entanto não sabe de porra nenhuma. Afinal essa obra de arte não deixa ser admirável criada por um grande artista sem nem ter conhecido Adão e Eva. Para mim não passa de obra de sua imaginação!

    ResponderEliminar

O comentário de vocês é importante para o blog, mas por favor evitem escrever muitas palavras abreviadas e cheias de erro, de forma a tornar o texto praticamente ilegível, caso contrário, os comentários serão eliminados. E o façam de preferência de forma não anônima. Obrigado pela compreensão e opinião de vocês. Voltem (e comentem) sempre!