segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Os 16 melhores filmes baseados em livros de Stephen King

Para quem ainda não conhece, Stephen King é um dos maiores escritores da nossa geração. Considerado por muitos um mestre do terror, ele se consagrou escrevendo livros com histórias assustadoras que depois inspiraram grandes filmes de terror ou suspense como "O Iluminado", "Carrie, a estranha", "Louca Obsessão" e "Cemitério Maldito". Embora seu talento se destaque na literatura de terror/horror, ele escreveu também algumas obras de drama que também fizeram muito sucesso ao serem adaptadas para as telonas, como nos filmes "Conta Comigo", "Um Sonho de Liberdade" e "À Espera de um Milagre".

King está em alta atualmente. Nos últimos meses, várias adaptações de seus contos e livros foram anunciadas. "O Braço do Mar", "A Dança da Morte", "Inverno no Clube - O Método Respiratório", "A Good Marriage", "Ten O'Clock People", "Vovó" e "Celular"  estarão no cinema em breve. Também uma refilmagem de "It" será feita e é muito bem vinda uma vez que a primeira adaptação deixou a desejar, enquanto que um segundo remake de "Carrie" também está sendo realizado, o que é completamente desnecessário visto que a primeira adaptação pelas mãos de Brian DePalma já é perfeita e incomparável.

Stephen King jovem

É fato que o cinema sempre esteve de olho nas incríveis histórias de Stephen King e são muitos os títulos do autor que acabaram se tornando filmes - cerca de 50 livros (ou contos) de King já foram levados à telona. Muitos, a maioria, pra falar a verdade, são decepcionantes, como "Sonâmbulos", "Comboio do Terror" e "A Hora do Lobisomem", por exemplo, mas alguns acabaram virando grandes filmes e hoje em dia são verdadeiros clássicos do cinema, e é desses que falaremos neste post que vos indicará as melhores adaptações cinematográficas dos livros deste grande escritor que contribiu e muito para a sétima arte. Confira:


1. A Colheita Maldita (Fritz Kiersch, 1984)


Um jovem casal (Linda Hamilton e Peter Norton) presencia um assassinato horrendo numa estrada e parte para Gatlin, a cidade mais próxima, para avisar as autoridades. O local, contudo, parece abandonado e logo, eles são aprisionados por um grupo de crianças comandadas por um menino sinistro chamado Isaac Chroner (John Franklin). O garoto é um pregador que misteriosamente controla todas as crianças da região e conseguiu convencê-las a assassinarem todos os adultos para que o sangue seja utilizado para adubar uma colheita sagrada. E agora só resta ao casal lutar para fugir do mesmo destino. 

2. Christine - O Carro Assassino (John Carpenter, 1983)



"Christine" não é um automóvel comum. É um carro que inclui entre os seus equipamentos uma força maligna destrutiva que mais parece ser movida a sangue ao invés de gasolina. Porém, com sua beleza reluzente, Christine seduz seu dono e não poupará crueldade para eliminar quem se coloca entre eles. Acho sensacional como as pessoas se engasgam ou ficam presas misteriosamente quando estão dentro do carro ou como ele se reconstrói sozinho e os seus faróis se acendem parecendo mais um par de olhos malignos. Ótimo filme do mestre do terror John Carpenter, o mesmo criador da franquia Halloween.


3. Carrie, a Estranha (Bryan DePalma, 1976)


Vários personagens dos livros de Stephen King são denominados de iluminados, condição melhor explicada em sua saga A Torre Negra , por justamente possuírem poderes sobrenaturais. Carrie White ( é uma dessas pessoas. Ela não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com sua mãe, uma fanática religiosa, que a reprime. Sue Snell, uma das alunas que zombavam dela, fica arrependida e pede a seu namorado que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma armadilha para ridicularizar Carrie em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que Carrie possui e muito menos a sua capacidade vingança quando está repleta de ódio. Baseado no primeiro livro de King, esta é também a primeira e uma das melhores e mais conhecidas adaptações para o cinema de uma obra desse escritor. 

4. O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980)


Durante o inverno, um homem chamado Jack Torrance (Jack Nicholson, em uma das melhores atuações da história) é contratado para ficar como vigia em um hotel e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, depois de entrar  no quarto 237, onde mórbidos assassinatos aconteceram, ele começa a ter visões e, enlouquecido, passa a querer matar sua esposa e filho. O Iluminado não é só um dos melhores filmes baseados em livros de Stephen King, é também um dos maiores clássicos do terror e da história do cinema. Mas, inexplicavelmente, King declarou não ter gostado do longa (talvez porque o final foi diferente do livro), ainda que o filme seja adorado por qualquer cinéfilo, inclusive eu, que tenho esse filme como um dos meus favoritos.

5. Louca Obsessão (Rob Reiner, 1990)


Paul Sheldon (James Caan) é um escritor famoso que sofre um acidente de carro, sendo socorrido coincidentemente por uma ex-enfermeira (Kathy Bates) que é sua grande fã. Ela o leva para sua casa e passa a cuidá-lo. Mas, ao ler os rascunhos do novo livro do escritor, percebe que sua personagem predileta será morta no fim da história, fazendo com que sua personalidade doentia se revele. Sem poder se locomover, Sheldon se vê à mercê das loucuras de sua "fã n° 1". O livro nasceu graças ao medo de Stephen King por seus mais fanáticos fãs. Por diversos momentos ele recebeu ameaças de morte de alguns deles caso não concluísse sua saga literária denominada A Torre Negra, que conta com sete livros e hoje está finalizada. 

6. Cemitério Maldito (Mary Lambert, 1989)


Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram naquele cemitério e descobrem que o local tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis. O filme inspirou a música Pet Sematary  da banda de punk Ramones. Outra curiosidade é que King faz uma breve participação no filme interpretando o padre na cena do funeral da personagem de Missy Dandridge.

7. A Hora da Zona Morta (David Cronenberg, 1983)


Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.

8. O Aprendiz (Bryan Singer, 1998)


Baseado no conto "Apt Pupil" (do livro "As Quatro Estações") de Stephen King, este filme conta a história de um garoto (Brad Renfro) que descobre que um de seus vizinhos (Ian - Gandalf e Magneto - McKellen, em grande atuação) é um ex-criminoso nazista, que vive com outra identidade em sua cidade. Para não entregá-lo às autoridades, ele exige que o vizinho lhe conte as mais terríveis histórias sobre a II Guerra Mundial. A partir de então um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem. Brad se mostrava um ator prodígio, mas morreu de overdose aos 25 anos em 2008.

9. Um Sonho de Liberdade (Frank Darabont, 1995)



Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank. Lá Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. Adaptado do conto "Rita Hayworth e The Shawshank Redemption" (que está no livro "As Quatro Estações"), "Um Sonho de Liberdade" é um excelente drama, indicado a 7 Oscars e que sempre figura entre os melhores filmes de todos os tempos. 

10. À Espera de um Milagre (Frank Darabont, 1999)


Paul (Tom Hanks), é chefe de guarda de um corredor da morte durante o ano de 1935. Certo dia, chega em suas celas um prisioneiro imenso chamado John Coffey (Michael Duncan), acusado de estuprar e matar duas jovens meninas. Um relacionamento entre os dois surge durante o conviver, revelando que Coffey parece ser muito mais do que as impressões sugerem. Filme que dispensa comentários!

11. Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)


Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos - o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) - estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de autodescoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento. Cheio de humor e suspense, o filme é baseado no romance "The Body", de Stephen King.

12. O Nevoeiro (Frank Darabont, 2007)




Depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton - um artista local - e seu filho de 8 anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado - entre elas um cético forasteiro e uma fanática religiosa. David logo descobre que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas conforme o grupo tenta desvendar o mistério, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto as criaturas do lado de fora. Terceira e ótima adaptação de obra do King pelas mãos do diretor Frank Darabont, que pelo visto deve ser um grande admirador do escritor. Só achei que o filme ficaria melhor se, sabe aquela cena em que eles amarram uma corda num dos personagens que sai do mercado rumo à névoa e quando puxam de volta resta só a parte de baixo dele? Pois então, ficaria bem melhor se essa cena fosse mostrada antes dos personagens (e nós também) saberem o que havia lá fora, imagina o impacto que iria causar, tornaria o filme ainda mais foda!

13. Janela Secreta (David Coepp, 2004)


Johnny Depp vive uma espécie de alter ego de Stephen King. Ele interpreta um autor acusado de plágio por um estranho homem, que o caça clamando por vingança. Apesar de ser um autor extremamente ativo, com obras sendo lançadas em curtos períodos, King já passou pela situação de ser acusado de plágio.


14. Cujo (Lewis Teague, 1983)


O cachorro é o animal de estimação de um garoto chamado Brett Camber, que vive num sítio nas proximidades de uma pequena cidade do interior no norte dos Estados Unidos, em Castle Rock, no Estado do Maine. O garoto mora com sua mãe, Charity, uma mulher infeliz no casamento com Joe, um mecânico de automóveis egoísta que só está preocupado com seus interesses pessoais, deixando a família para segundo plano. Ao perseguir um coelho pelo mato, Cujo acaba entrando com a cabeça numa caverna infestada de morcegos doentes, onde um deles morde seu nariz e lhe transmite a terrível raiva. Aos poucos, o anteriormente dócil cachorro vai se transformando num monstro assassino, num aspecto extremamente ameaçador.

15. Chamas da Vingança (Mark L. Lester, 1984)



"Chamas da Vingança" conta a história de Andrew McGee (David Keith), um homem que, quando jovem, participou de uma experiência científica na faculdade e, depois que uma substância misteriosa foi injetada em sua corrente sangüinea. Sua filha Charlie (Drew Barrymore) acaba herdando a capacidade de provocar incêndios com a ajuda da mente. Juntos, pai e filha devem fugir de uma agência governamental que descobre os poderes adquiridos por Charlie.

16. It - Uma Obra Prima do Medo (Tommy Lee Wallace, 1990)


Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon, um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier, Eddie Kaspbrak, Stanley Uris, Beverly Marsh Rogan, Ben Hanscom e William Denbrough, pois todos os sete quando jovens, viram "A Coisa" e juraram combatê-la, caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas. Só o final que deixou a desejar, mas este filme é um clássico!



--------------------------
Pessoal, meu convênio começou e vocês sabem o que isso significa, né? Vou ter que estudar muito nesta minha fase pré-vestibular, por isso, infelizmente terei de deixar o MO um pouco de lado. Porém, sempre que possível, farei de tudo para manter o blog atualizado ok? Até mais :)

27 comentários:

  1. Stephen King é um escritor excelente e a adaptação de suas obras para o cinema só poderia ser coisa boa. Neste fim de semana mesmo assisti a O Iluminaod e me impressionei bastante, não porque fiquei com medo, mas sim pela maestria das filmagens.
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que isso foi obra do Produtor e não somente do King, Stanley Kubrick é animal!!!!

      Eliminar
  2. belo apanhado dos filmes desse gênio literário!
    ainda que acho superior as obras Louca Obsessão e Conta Comigo em relação aos primeiros colocados.

    abraços

    ResponderEliminar
  3. aliás, quem é o escritor do blog??

    parabéns, o material é excelente.

    ResponderEliminar
  4. Wendell, os filmes estão enumerados de forma aleatória.

    E para quem quiser me conhecer, estou botando ali no canto da página do blog, o link para meu Facebook! Adiciono todo mundo!!! :-)

    ResponderEliminar
  5. Lista perfeita.

    Amo Conta Comigo, O Iluminado e quase todos filmes baseados no mestre do suspense e terror.

    Porém, Louca Obsessão, tão elogiado, nunca assisti.


    abs

    ResponderEliminar
  6. Louca Obssessão é perfeito! Você precisa ver o mais rápido possível, Renato!!!

    ResponderEliminar
  7. caramba, eu tou com uma postagem pronta sobre o king pra colocar no blog qualquer hora.

    sou fã dele faz anos, já li quase todos os livros (atualmente estou com o livro 'a redoma').

    já vi todos os filmes citados e li os livros ou as histórias (alguns são contos). pra mim um dos melhores, e que não entrou na sua lista, é 'fenda no tempo', baseado na história 'os langoliers', do livro 'depois da meia-noite'.

    abraços!

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito do Stephen King.
    Desses filmes aí, o meu preferido é It.

    ResponderEliminar
  9. Vários filmes ótimos na lista. "O Iluminado" é uma obra de arte e também gosto demais de "Conta Comigo" e "Um Sonho de Liberdade". Aliás, o Darabondt é meio que especilaista em adaptar livros dele, né? "O Nevoeiro" é outro bom exemplo. Outro ótimo é "A Hora da Zona Morta". Ah ,e ainda tem "Carrie". Boa postagem. Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Excelente post!

    Mas os meus favoritos são mesmo A Espera de Um Milagre, Louca Obsessão, O Iluminado e O Aprendiz.

    Adoro O Nevoeiro também. Muito bom.

    Só achei que faltou na sua lista Eclipse Total, que também é uma obra de arte cinematográfica. Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ok mano Gabriel,bom estudo pra vc e sucesso.

    ResponderEliminar
  12. Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for?

    you made blogging look easy. The whole glance of your website is fantastic, as smartly as the
    content material!

    Here is my homepage: consolidate payday loans

    ResponderEliminar
  13. Colheita Maldita e Conte Comigo são clássicos que lembram minha infância, os outros antigos como Carrie e O Iluminado assisti depois de grande. Realmente ele é um gênio, o último que vi dele, no fim do ano passado, foi A Janela Secreta... com um final previsível, mas não deixa de ter seu charme!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Sou fã de Stephen King. Meu predileto é A tempestade do século, que, curiosamente não está em sua lista.
    Parabéns pelos posts e pelo blog!
    PS: Alguma dica de um bom site torrent para baixar filmes?

    ResponderEliminar
  15. Inúmeros clássicos!
    Fica difícil falar detalhadamente de cada obra. O Iluminado é um dos meus preferidos; A Espera de Um Milagre me fez ficar acordada até de madrugada por diversas vezes (quando passava na TV - e ainda passa); mas o que posso dizer sobre It? Foi o primeiro filme com palhaços que vi (e ainda em VHS). Essas adaptações cinematográficas são obrigatórias. Que excelente post Gabriel. Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. oa alguem pode me ajudar a achar um filme
    onde eles gravam um programa que poe 5 mulher em um predio com cinco andares uma em cada diferente ?

    ResponderEliminar
  17. Grande Gabriel,

    Como vai, tudo certo?
    Parabéns pelo ótimo post cara, bem selecionado e elaborado.
    King ao meu ver é um dos maiores autores do século XX. São muitos os excelentes livros lançados por ele e que foram muito bem adaptados para as telas. O Iluminado, A Espera de Um Milagre, Um Sonho de Liberdade e Louca Obsessão são os meus preferidos, no entanto, todos os outros são excelentes!

    Parabéns pelo post mais uma vez!
    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  18. Só ta faltando fazerem uma adaptação de A Torre Negra!!

    ResponderEliminar
  19. Só ta faltando fazerem uma adaptação de A Torre Negra!!

    ResponderEliminar
  20. Ι feel like І coulԁ гead abοut this all ԁay, it's enthralling. I don't еven need a cοffeе уet.


    Also visit my blog; best homeowner loans

    ResponderEliminar
  21. Você precisa assistir a segunda versão de O Iluminado, ela é infinitamente melhor

    ResponderEliminar
  22. conheci stephen King lendo a Torre Negra e não sabia que o cara tinha todo estas obras!! ja tinha assistidos muitos desses filmes e gostado. agora assistirei todos novamente e espero gostar de todos, porque o cara é muito criativo!!!um abração a todos

    ResponderEliminar
  23. Adorei a lista de filmes!
    Já assisti quase todos

    ResponderEliminar
  24. PESSOAL VOCÊS NÃO ACHAM QUE O VILÃO DE " A TEMPESTADE DO SÉCULO" LEMBRA BASTANTE ( ATÉ NA APARÊNCIA ) HANNIBAL LECTER DA SÉRIE DE LIVROS E FILMES? ATÉ A MANEIRA COMO ELE FALA E ADIVINHA - SABE COISAS DAS PESSOAS.... DEÊM SUA OPNIÃO. ABRAÇOS.

    ResponderEliminar
  25. Excelente apanhado de filmes! Adoro Stephen King. Atualmente estou lendo Desespero. Recomendo!

    ResponderEliminar

O comentário de vocês é importante para o blog, mas por favor evitem escrever muitas palavras abreviadas e cheias de erro, de forma a tornar o texto praticamente ilegível, caso contrário, os comentários serão eliminados. E o façam de preferência de forma não anônima. Obrigado pela compreensão e opinião de vocês. Voltem (e comentem) sempre!