sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Smallville

Esse é um post meio que pessoal, sobre a série de TV Smallville, que eu particularmente adoro, e que chegou a sua décima e última temporada, infelizmente. Me senti obrigado a dedicar um post aqui no blog para essa série que eu passei a gostar tanto. Espero que não se incomodem, caros leitores.
-----------------------------------------------------------------

Eu nunca pensei que fosse me interessar tanto por Smallville, pois nunca gostei muito do Super-Man e sempre preferi a Marvel à DC. Mas lembro o dia em que estava sozinho em meu quarto, há uns dois anos, liguei a TV para ver alguma coisa, eram umas oito e pouco da noite, fui trocando de canal até que deixei no SBT, pois parecia estar passando um filme legal, porém, era um episódio de Smallville, o primeiro que vi e já gostei bastante. Lembro que era aquele em que um garoto ganhou poderes de gelo, mas precisava sugar o calor das pessoas para se aquecer, o que as matava, cabendo ao ainda jovem Clark Kent combatê-lo. Por sorte era um dos primeiros episódios da primeira temporada, então passei a assistir todos os dias, sem perder nenhum, fiquei viciado!

A série, que no Brasil ganhou o ridículo sub-título “As aventuras do super boy”, narra a juventude do maior herói do planeta, o Super-Homem, desde quando ele era apenas uma criança que veio do planeta Krypton junto com uma chuva de meteoros que cai sobre a cidade de Pequenópolis (Smallville, em inglês, daí o nome da série). Ele passou a ser cuidado por Jonathan e Martha Kent, que o acharam e passaram a ser seus amados pais humanos. 

Antes de se tornar o grande herói que todos nós conhecemos, o Super Homem era apenas o atrapalhado Clark Kent, interpretado por Tom Welling, o mais perfeito mocinho, ainda descobrindo seus poderes, que se apaixona por Lana Lang (Kristen Kreuk), aquela carinha de anjo que foi o primeiro amor de Clark e o namorou até ele se estabelecer com Lois Lane (Erica Durance), a repórter tagarela que passa a ser a sua nova e eterna namorada, mesmo que isso não tenha acontecido tão rápido. Lois é prima de Chloe Sullivan (Alison Mack), ahh... a Chloe, eu amo tanto ela, é a minha personagem favorita, toda doidinha, que vive no computador digitando artigos para o jornal enquanto toma uma xícara de café, (exatamente que nem eu agora digitando este post) sempre ajudando Clark, seu melhor amigo, mas pelo qual sempre teve sentimentos amorosos! Pete Ross (Sam Jones III) completava o trio de melhores amigos junto com Clark e Chloe até ir embora no final da terceira temporada. Há também o bilionário Lex Luthor (Michael Rosembaun). É interessante descobrir como ele se tornou o clássico arqui-inimigo careca de Super Man, já que até as primeiras temporadas eram grandes amigos. E Lionel Luthor (John Glover), o arrogante e manipulador pai de Lex, sempre aparece do nada proferindo uma frase filosófica. Odeio ele!

Há também outros personagens que vão aparecendo no decorrer da série como Tess Mercer (Cassidy Freeman), fiel aliada dos heróis mesmo tendo o venenoso sangue Luthor correndo por suas veias, e o fotógrafo Jimmy Olsen (Aaron Ashmore), que se torna esposo de Chloe até o dia em que morre para salvá-la. Eles se conheceram no Planeta Diário, importante jornal de Metrópoles onde trabalhavam junto com Lois e Clark. Depois de um tempo após a morte de Jimmy, Chloe se envolve com Oliver Queen (Justin Hartley), um playboy que divide sua vida entre ser um empresário milionário e o herói Arqueiro Verde. Lembro como foi emocionante e surpreendente o episódio que termina com ele ensinando Chloe a manejar seu arco e flecha, aí ele acaricia a mão dela, indicando que eles iam ficar juntos, foi perfeito! Na série já apareceram também grandes heróis do universo DC, como Aquaman, Flash, Ajax, Gavião Negro, Zatanna, Ciborg, Gladiador Dourado, entre outros.

Alguns rotulam Smallville como sendo uma série infantil e de puro besteirol, sem ter ao menos assistido a um episódio, mas a verdade é que Smallville é melhor do que muitas séries por aí que terminam na terceira ou quarta temporada por falta de audiência. Smallville tem uma excelente direção, ótimas atuações, diálogos geniais e um roteiro que consegue se superar com uma história fantástica e criativa a cada episódio, por isso a série conseguiu chegar, com sucesso, à sua décima temporada. Mas o que há de mais especial em Smallville, o que realmente conquistou tantos fãs por aí, não foram esse detalhes técnicos, para mim, nem mesmo o fanatismo pelo Superman, que nunca tive (por isso não fiquei muito decepcionado com a ausência de grandes confrontos contra os supervilões clássicos na série), mas sim os seus adoráveis personagens.
Chloe, te amo !!!

A principal diferença das séries para os filmes é que nas séries temos mais tempo “convivendo” com os personagens, assim nos apegamos mais profundamente a eles. Mas não é necessário muito tempo para se apaixonar pelos personagens de Smallville, eles são tão divertidos e carismáticos que nos conquistam facilmente. Quando assistia a um episódio, eu desejava estar lá com eles, passando por todas aquelas aventuras ou mesmo por apuros, gostaria que eles fossem meus melhores amigos =)
Clark e Lois

Os episódios vão desde Clark salvando seus amigos dos infectados nos tempos de colégio, até salvar o mundo da mão dos grandes vilões como Zod e Darkseid. Ele já enfrentou também psicopatas, fantasmas, vampiros e até zumbis! Já aconteceu de tudo em Smallville. Há também aqueles episódios que eu adoro em que algum personagem sofre uma crise de identidade, como quando Clark é exposto a kriptonita vermelha, o que o deixa arrogante e tarado, e aquele em que Chloe toma uma poção do amor e torna-se loucamente apaixonada por Clark, ou quando Lana, Lois e Chloe são incorporadas pelo espírito de três bruxas do século XVI, o que sempre acaba causando muita confusão, tornando os episódios ainda mais divertidos.
Lois, Lana e Chloe possuídas pelo espírito de bruxas malignas!

Sei que todos esperavam um grande confronto entre Clark e Darkseid no episódio final de Smallville, mas tivemos que nos contentar com um único soco dado por Darkseid. Ok, eu também não curti muito isso, mas nós ainda podemos desfrutar de outras ótimas lutas que aconteceram ao longo da série como a de Clark contra Zod no final da nona temporada, a de Johnatan, que ganha super poderes para enfrentar um alterado Clark, Clark contra aquele gigante no episódio "Combate", ou a luta de gladiadores que teve nessa última temporada, entre Clark e seu melhor amigo, Oliver, que foi muito firme.

Mas quando se trata de porrada, as mulheres roubam a cena! Ai de quem se meter com Lana, Chloe ou Lois, esse trio, aparentemente de garotas inocentes, manda ver no combate corpo a corpo, como naquela luta entre Lois e uma ninja no trem, Lois contra Tess no final da oitava temporada e naquele episódio em que Lana, após ser hipnotizada, decidi matar Chloe, resultando numa das lutas mais fodas de toda a série, entre inúmeras outras.
Clark vs Zod

Uma vez eu quis fazer um top 10 dos melhores episódios de Smallville, mas vi que era praticamente impossível selecionar apenas dez dos mais de 200 episódios fantásticos que compõe a série, seria mais fácil fazer um top 5 dos episódios menos legais!
Mas enfim, depois de uma década, Smallville acabou. Tudo tem um fim, não é? A série deu aos fãs o final tão esperado em que Clark finalmente veste o famoso uniforme azul e vermelho e cumpre o seu destino! Mas tudo bem, estou satisfeito. Smallville é uma série perfeita, que já me fez rir e chorar e que marcou uma época de minha vida, é uma série que eu poderei dizer daqui a alguns anos que realmente marcou a minha juventude, e que eu jamais vou esquecer.
E vocês, o que acham desta série? Sintam se livre para expressar suas sinceras opiniões, justificando-as =)

7 comentários:

  1. Excelente postagem. Eu gosto muito de series, acompanho varias, mas SmallVille eu nunca parei muito pra assistir, vi bem pouco episodios. Mas como sou fã das histórias do super homem provavelmente eu va gostar quando parar para ver ^^

    ResponderEliminar
  2. Faço das suas ultimas palavras, as minhas, meu caro. "Smallville" marcou minha adolescencia e inicio da juventude.

    Foram 10 anos fieis, acompanhando (na minha opiniao) a melhor adaptaçao ja feita (ate aqui) do Superman.
    Afinal, nao bastasse a serie se tratar do Superman (meu personagem preferido de todas as midias), tinha historia, açao, otimos efeitos especiais e viloes DE VERDADE (nao aquela baboseira que se via em "Lois e Clark")

    Apesar de ter me decepcionado muito com a ultima temporada, a serie em si marcou 10 anos da minha vida e talvez um dos motivos que tenha me fascinado tanto (alem dos exemplos ja citados) e que muitas das coisas que Clark teve de lidar em sua vida (ao longo da serie) foram acontecendo comigo tambem, o que fez identificar-me ainda mais com Clark Kent.

    Como fa incondicional da serie e do Superman, tenho uma vasta coleçao de quadrinhos e todos os boxes originais da serie. Espero, se um dia tiver filhos, poder repassar essa paixao para ele.

    "Smallville" deixa saudades, mas o legado do Homem de Aço permanece vivo, para o alto e avante!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que ainda não cheguei a assistir um episódio completo. Geralmente não consigo acompanhar um seriado, o único que consegui foi E.R. (meu preferido) mas tenho curiosidade em relação a Smallvile, até porque a série conquistou um público enorme!

    ResponderEliminar
  4. Eu assisti as primeiras 5 temporadas de Smallville, mas não terminei, acabei ficando sem tempo. Meu marido viu todas, amava. Não é uma das minhas séries preferidas, mas lembro que eu gostava bastante de assistir, me divertia pacas e não teno nada de ruim para falar sobre ela. A participação do Christopher Reeve foi inesquecível. Também adorava o Bad Clark com a kriptonita vermelha. Uma das cenas que eu mais curti foi o striptease da Lois e o Clark com cara de bundão rs rs

    ResponderEliminar
  5. Uma das melhores séries que já criaram!!!Pena que acabou...Mas talvez é melhor ter terminado com esse gostinho de quero mais do que continuar criando episódios sem graça...O que acontece com algumas séries.

    ResponderEliminar
  6. Adoro Essa série uma das melhores que ja foi feita *-*

    ResponderEliminar
  7. Caras, o autor do blog já disse tudo e mais um pouco. Eu era e sou - ainda - apaixonado pela série. Eu e meu filho assistimos todos os episódios. Inclusive baixei o "tema" do seriado, ganhei camiseta pela compra de uma das séries. Show, excelente série. Legal compartilhar isso com vocês.

    ResponderEliminar

O comentário de vocês é muito importante para o blog, mas por favor evitem escrever muitas palavras abreviadas e cheias de erro, de forma a tornar o texto praticamente ilegível, caso contrário, os comentários serão eliminados. E o façam de preferência de forma não anônima. Obrigado pela compreensão e opinião de vocês. Voltem (e comentem) sempre!