segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Os Clichês em Posters de Filmes

“Não julgue um livro pela capa”. Para livros, até pode ser, mas o blogger francês Christophe Courtois, provou que para filmes esse ditado não é assim tão válido. Os mosaicos de posters que ele fez nos mostram certas "coincidências" entre os cartazes, e que muitas vezes é possível identificar o tipo de filme pelo seu poster. Confira:

1. Cabeças Flutuantes

Se o filme é drama, a ordem é colocar cabeças flutuantes em cima de belas paisagens. Geralmente, vem acompanhado também da silhueta de uma pessoa ou casal embaixo.

 
2. De Costas

A presença solitária do protagonista, dando as costas para o cinéfilo. Geralmente, ele também vem dando uma amedrontadora olhadinha discreta para trás e segura sua arma. Cartazes assim significam uma trama que contém vingança, ou um herói partindo para a ação.


3. De olho em você!

Em 98% dos casos, trata-se de um filme de terror. 


4. Costas com Costas

Filmes em que o casal começa se odiando ou não têm nada em comum, mas depois aprendem a se amar loucamente e acabam terminando juntos. Esses cartazes são usados para comédias românticas.


5 . Na cama

É o tipo de publicidade enganosa - esses cartazes fazem o público pensar que o filme é cheio de cenas de sexo, mas geralmente só tem muita discussão entre um casal.


6. Que Pernas!

Ao contrário da propaganda enganosa dos cartazes que trazem os personagens na cama, aqui a propaganda é certa: filmes de comédia cheios de putaria e bem ruins...Fuja de filmes com esses cartazes!


7. As coisas simples da vida, como um banco de praça

Existe coisa mais singela do que se sentar em um banco de praça e observar a vida ao seu redor? Não, não existe e no cinema isso quer dizer filmes com alto teor de lições de vida.


8. Reflexos nos olhos

Aqui não são mais os olhos a janela da alma, mas os óculos: eles refletem o que o (a) mocinho (a) de óculos irá procurar durante todo o filme.

9. Corre Forest, Corre!

Agora se o cartaz for azulado e tiver uma silhueta correndo, prepare-se para um mocinho em fuga e com mania de perseguição.


10. Preto e branco com chamas amarelas

Um bom filme de ação tem que ter explosões desde o seu pôster; o resto não importa, pode estar em preto e branco mesmo.


11. O vestido vermelho nunca sai de moda

Que pretinho básico que nada! Uma mocinha que se preza tem que vestir vermelho!


12. Slogan sobre o rosto

Esta tendência é relativamente nova, mas já tomou conta dos cartazes. Na maioria dos casos, o rosto do personagem principal do filme é o fundo do poster e o slogan do longa vem logo acima dele.

    
Mais 2 clichês que eu preparei pra vocês com exclusividade!

13. A metade de dois rostos

Quando há dois personagens protagonistas ou um só com dupla identidade ou personalidade.














9 comentários:

  1. Oi Gabriel!
    Ah sim é divertido notar que os filmes mantém um padrão de posters com relação á seus gêneros...especialmente os que são norte-americanos.
    Tenho twitter sim! Tem acesso á ele no menu esquerdo do blog! Mas aqui a url: www.twitter.com/tsubs
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante esta coincidência ou não, muito interessante o padrão seguido e dá para analisar melhor quando dispostos lado a lado.

    ResponderEliminar
  3. Pretos e com chamas amarelas só o Nicolas Cage tem mais de 3!kkkkkk

    ResponderEliminar
  4. Vou aproveitar o comentário da Tsu HAHAHA; chega a ser curioso; até porque eles investem tanto na produção ... acho que não custa nada sair um pouquinho do trivial em relação ao poster/capa, não? HAHAHA

    Super interessante teu post!

    ResponderEliminar
  5. Esqueceu do contrate azul-laranja, dos filmes de hoje.

    ResponderEliminar
  6. esse aki é um filme de terror, nao sei ao certo se é um filme de produçao brasileira, mas os perssonagens sao, e , nao sei se ele é da internet ou se estao produzindo, mas é interessante...


    http://www.youtube.com/watch?v=yzuk01HzX-8&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  7. Pra quem não entendeu o comentário do "Anthonytonyboy" aí em cima, é que ele é de portugal (descobri clicando no perfil dele) e lá "fixe" quer dizer "legal", "maneiro".

    É o MO com fama internacional galera!!!!

    E sim, eu mudei o título do post. Problems?

    ResponderEliminar

O comentário de vocês é muito importante para o blog, mas por favor evitem escrever muitas palavras abreviadas e cheias de erro, de forma a tornar o texto praticamente ilegível, caso contrário, os comentários serão eliminados. E o façam de preferência de forma não anônima. Obrigado pela compreensão e opinião de vocês. Voltem (e comentem) sempre!